“Nós temos o sistema mais democrático do mundo na área da Saúde, que é o SUS. Não tem exemplo no mundo de um Sistema Único de Saúde como temos no Brasil. Como ele também tem suas fragilidades, nada melhor do que, com frequência, debatê-lo. Este é um evento que tem representatividade, portanto, tenho certeza que haverá um debate rico ao logo desses três dias”, disse o secretário de Saúde e presidente do CES, Gilberto Figueiredo, durante a abertura do evento.
Durante três dias, representantes dos 141 municípios mato-grossenses estão reunidos para discutir e apresentar as propostas para elaboração de Políticas Públicas em Saúde; os debates foram constituídos no âmbito das Conferências Municipais. Esses eixos temáticos vão decidir quais planos devem ser implantados para aprimorar a eficiência do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso.
Durante a solenidade, Gilberto Figueiredo, falou sobre a importância de debater este complexo assunto com representantes dos municípios e enfatizou a relevância do SUS para o país. Além disso, o gestor da Saúde explicou que a Saúde precisa “melhorar a gestão dos recursos que são pagos e trabalhar para ampliar esse sistema”.
Coordenador da Comissão Organizadora, Edevande França Pinto informou que foram realizadas Conferências Municipais nos 141 municípios do Estado, em preparação para o encontro estadual que conta com aproximadamente 880 delegados municipais eleitos e 250 observadores.
A secretária executiva do Conselho Estadual de Saúde (CES-MT), Lúcia Almeida, falou sobre sua satisfação e expectativa na realização do evento. “Estou imensamente feliz em ver essa plenária cheia, com pessoas dispostas a discutir e tentar mudar a realidade do nosso SUS. Espero que tenhamos esses dias de discussões com propostas que venham resolver as nossas necessidades”.
Nesta sexta-feira (05.07), último dia da Conferência, serão escolhidos os delegados estaduais que levarão as propostas de Mato Grosso para o âmbito federal, durante a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá entre os dias 4 e 7 de agosto, em Brasília.
FONTE: FOLHAMAX
Deixe um comentário