Comissão da AL visitará unidades de saúde

postado em: Notícias | 0

 

Os membros da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa visitarão o Hospital Adauto Botelho e a Escola de Saúde Mental. A proposta partiu do professor e deputado Allan Kardec (PT), que sugeriu ainda discutir a participação dos profissionais de educação física nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

As propostas foram apresentadas por Allan na quarta-feira (29), durante a primeira reunião ordinária da Comissão. O grupo se reúne às quartas-feiras para discutir projetos voltados às áreas de saúde, previdência e assistência social.

“Fui vereador por Cuiabá. Sabemos como está a questão de saúde mental na Capital e sei que isso se repete no interior. Sofremos muito com a falta de médicos psiquiatras nos postos de saúde e no próprio atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma Allan, ao ressaltar a necessidade de investimentos nos Hospital Adauto Botelho, que já foi referência nacional no setor. “Por isso, queremos ir pessoalmente lá e ouvir dos profissionais quais as principais demandas”, completa.

Além de visitar a unidade de saúde, os membros da Comissão também irão à Escola de Saúde Pública. “Estive lá na semana passada visitando e fui atendido pela professora e diretora Neuci Cunha dos Santos, alguém muito preparada. Mas, infelizmente, o Estado está há dois anos sem certificar nenhum curso novo e isso tem diminuído a demanda”.

Mato Grosso conta com 54 mil profissionais espalhados por Mato Grosso e a Escola deve levar cursos de qualificação para todas as regiões. Allan defende que o órgão tenha mais autonomia administrativa, através de um orçamento independente.

Em relação aos profissionais de educação física, categoria da qual o deputado faz parte, a preocupação é com as academias ao ar livre espalhadas pelo Estado, mas sem nenhum profissional para orientar a população. Isso acaba representando um risco à população que pode sofrer lesões ao se exercitar. Como o Estado fará entrega de mais de 100 unidades em Mato Grosso, o acompanhamento especializado do cidadão deve ser debatido.

Fonte:Folhamax 03/04/2017

http://www.folhamax.com.br/cidades/comissao-da-al-visitara-unidades-de-saude/120018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + dezoito =