Sem remédios, hospital empresta medicamento de outras unidades

postado em: Notícias | 0

Direção do Hospital Regional de Sorriso diz que registrou boletim de ocorrência devido à situação

Devido à falta de, pelo menos, cinco tipos de medicamento no Hospital Regional de Sorriso, que se estende desde o início do mês quando o farmacêutico responsável Rodrigo Buchmann oficializou a diretoria, a unidade precisou pegar remédios emprestados de dois hospitais particulares do município para atender as demandas.

 

O diretor executivo Roberto Satoshi também registrou um boletim de ocorrência na semana passada, denunciando a situação. Ele é um dos 65 médicos atuantes no Regional.

Ocorre que as três empresas fornecedoras estão sem receber os repasses do governo há mais de dois meses, o que gerou o cancelamento da entrega dos produtos.

Uma delas está com os salários atrasados há um mês, contudo, continua com o fornecimento. Essa situação ocasionou a não realização de cirurgias e agora apenas urgências e emergências são atendidas.

Entre os remédios em falta estão a adrenalina e a noradrenalina, usados em pacientes que chegam em estado grave com problemas cardiovasculares. Antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios e anestésicos também estão em falta na farmácia da unidade.

A previsão é de que alguns dos remédios faltosos sejam entregues até quarta (19), no entanto, não existe uma certeza sobre isso. Uma audiência com o secretário estadual de Saúde, Luiz Soares, deve ser realizada para debater o assunto.

Problemas

Em fevereiro, os funcionários realizaram uma paralisação na intenção de chamar a atenção do governo estadual, mesmo com quitação de parte da dívida com os prestadores de serviços. As negociações para a aquisição de medicamento por meio de instituições privadas aconteceram com dificuldades, contudo, algumas delas continuaram fornecendo.

No início do mês foi divulgado que remédios, como Cefalotina, Ácido Ascórbico, Sinvastatina, Simeticona, Butilescopolamina e Ocitocina estavam zerados no estoque.

Fonte: RD News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − 2 =