Primeira pré-conferência discutirá diretrizes para a saúde neste sábado

postado em: Notícias | 0

Analisar e debater a situação da saúde pública em Cuiabá. Este é o objetivo da ‘1ª Pré-conferência de Saúde Pública’, que será realizada no próximo sábado (27). O intuito é elaborar as diretrizes que nortearão a política do Sistema Único de Saúde (SUS) na Capital pelos próximos anos.

 

Distribuídas em oito etapas – sendo nas quatro regionais (norte, sul, leste e oeste) e outras quatro em comunidades rurais -, as pré-conferências precedem a ‘12ª Conferência Municipal de Saúde’, programada para ser realizada entre os dias 12 e 14 de julho deste ano, no Hotel Fazenda Mato Grosso, cujo tema é “Pela Manutenção dos Direitos Sociais e Contra o Desmonte do SUS”.

 

Neste primeiro momento, o debate será realizado durante todo o dia de sábado, na Escola de Saúde Pública, localizada no bairro Coophema. Entre os temas debatidos estão o fortalecimento e ampliação da participação social, modelo de atenção, planejamento e financiamento do SUS e a valorização do trabalho e educação em saúde.

 

Para Leila Boabaid, conselheira municipal de saúde, as pré-conferências representam a democracia em sua essência. É a grande oportunidade que a sociedade tem de discutir a real situação do setor. “Qualquer um pode participar, dando opinião, criticando e sugerindo. Esta é justamente a contribuição que queremos para a construção de uma agenda para a atenção primária, secundária e terciária de nossa cidade”.

 

Leila ressalta ainda que a participação da comunidade na gestão do SUS é fundamental, visto que o exercício do controle social é a melhor maneira de se garantir o direito individual e coletivo. “Quanto mais o cidadão cumpre o seu dever de participar, mais ele amplia a possibilidade de usufruir dos seus direitos”, pontuou.

 

Isso porque o relatório final da Conferência servirá de base para a elaboração dos Planos Municipal e, em parte, do Estadual de Saúde, da mesma forma em que dará subsídios às discussões acerca das Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Orçamentária Anual (LOA) de 2018 e 2019. A Conferência é realizada a cada dois anos.

 

Agenda

1. Dia 27.05 (sábado), das 08h às 18h – Regional Sul –  Escola de Saúde Pública, Avenida Adaulto Botelho, nº 552, bairro Coophema.

 

2. Dia 03.06 (sábado), das 08h às 18h – Regional Oeste – Universidade de Cuiabá/Campus UNIC Barão, Rua Barão de Melgaço, nº 222, bairro Porto.

 

3. Dia 07.06 (quarta-feira), das 07h30 às 10h30 – Etapa Rural Rio dos Peixes – Escola Estevão Alves Correia, Rodovia Emanuel Pinheiro, Km 22, Rio dos Peixes.

 

4. Dia 08.06 (quinta-feira), das 07h30 às 10h30 – Etapa Rural Guia/Aguaçu, Rua Nossa Senhora da Guia, s/nº (próximo ao Cemitério).

 

5. Dia 10.06 (sábado), das 08h às 18h – Regional Leste – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE/Cuiabá), Rua Major Gama, nº 600, Centro Sul.

 

6. Dia 14.06 (quarta-feira), das 07h30 às 10h30 – Etapa Rural Coxipó do Ouro – Centro Comunitário Coxipó do Ouro, Avenida Principal, s/nº, Praça do Rosário.

 

7. Dia 20.06 (terça-feira), das 07h30 às 10h30 horas – Etapa  Rural Sul – Escola Novo Renascer – Fazenda Velha (ao lado da Fundação Santiago).

 

8. Dia 24.06 (sábado), das 08h às 18h – Regional Norte – Escola Dione augusta Silva Souza, avenida Tuiuiú, nº 45, CPA 4.

 

Fonte: FOLHAMAX

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − treze =