Servidores protestam contra crise na saúde em MT

postado em: Notícias | 0
MANIFESTAÇÃO

G1-MT

protestosaude (1).jpeg

Servidores públicos e membros do Fórum da Saúde de Mato Grosso realizaram um ato nesta terça-feira (27), em frente à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), em Cuiabá, em protesto contra o caos na saúde pública no estado.

O protesto ocorreu uma hora antes da realização da audiência de apresentação do desempenho da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) quanto às metas físicas traçadas para o ano de 2017.

Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde (Sisma-MT), o ato representa o lançamento do “Movimento em Defesa do SUS” e integra entidades sindicais, instituições de ensino e movimentos sociais.

Vestindo roupas pretas para simbolizar o “luto na saúde”, os servidores compareceram ao local carregando faixas em que pedem o fim do sucateamento na saúde pública, realização de concurso para o setor – o que não ocorre há mais de 15 anos, segundo o Sisma – e pedem o fim das Organizações Sociais de Saúde (OSS) como gestoras de hospitais no estado.

Os manifestantes criticam ainda a falta de políticas públicas, a má distribuição de recursos da saúde, o atraso nos repasses de recursos aos municípios e instituições filantrópicas, a falta de estrutura e de apoio as ações do Conselho Estadual de Saúde (CES) e a precariedade da estrutura das unidades de saúde, que apresentam falta de equipamentos, medicamentos e recursos humanos.

FONTE: FOLHAMAX

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + catorze =