Vereadores visitam novo PS e admitem que obra pode receber pacientes “aos poucos”

postado em: Notícias | 0

Obra está cerca de 90% concluída

vereadoresps.jpgUma comitiva formada por vereadores de Cuiabá, por representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT), além de jornalistas, realizou uma “fiscalização” no novo Hospital e Pronto Socorro da Capital na manhã desta quinta-feira (3).

Um dos vereadores, Toninho de Souza (PSD), gravou um pequeno vídeo fazendo um comentário sobre a obra – inaugurada no dia 28 de dezembro de 2018. Segundo ele, o projeto não está “100%” concluído, mas avalia que o espaço já esta apto a “receber a transferência aos poucos” da antiga unidade, também localizada na Capital.

“Eu participei hoje de manhã de uma vistoria conjunta de todos os vereadores, prefeitura, CREA, aqui no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá. Constatamos que a obra não esta 100% acabada, [e sim] 90% concluída. Mas já é o suficiente para receber a transferência aos poucos do novo pronto socorro e assim implantar uma nova unidade de saúde”, avaliou Toninho.

Na sequência, Toninho de Souza relata alguns números do novo Pronto Socorro, que ao final das obras deverá contar com 315 leitos sendo 60 deles de UTI. De acordo com o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), o projeto 100% concluído deverá ser entregue próximo ao aniversário de 300 anos da Capital, comemorado no dia 8 de abril de 2019.

“Aqui teremos capacidade para receber bem os pacientes, 315 leitos, 60 UTIs. Um ambiente mais digno, sem pacientes pelo corredor, como é o atual Pronto Socorro. Fiquei satisfeito com a visita e aqui vai dar mais dignidade ao atendimento não só ao povo de Cuiabá, mas ao Estado de Mato Grosso. Estou feliz”, finalizou o vereador.

Os vereadores de oposição, que estiveram por três dias seguidos na unidade e foram barrados, também foram à visita. Eles, porém, alegam que a obra não está concluída e não deveria ter sido entregue. Fazem parte da oposição Abílio Junior (PSC), Felipe Welaton (PV) e Diego Guimarães (PP).

ETAPA

O dia 28 de dezembro marcou a inauguração da 1ª etapa do novo Pronto Socorro. A abertura da 2ª etapa ficou prevista para o dia 29 de janeiro de 2019, quando começam a funcionar duas enfermarias masculinas com 60 leitos e um isolamento, uma enfermaria feminina com 30 leitos e um isolamento, sala de raios-X e sala de ultrassonografia.

Na 3ª etapa, que começará a funcionar a partir do dia 25 de fevereiro de 2019, entrará em operação a ala de urgência e emergência, duas alas de terapia intensiva (UTIs) com 20 leitos e duas salas de cirurgia. Na 4ª etapa, que se inicia em 22 de março de 2019, começam a funcionar mais três unidades de terapia intensiva (UTIs) com 40 leitos ao todo e mais duas salas de cirurgia.

Em abril, quando o Hospital Municipal de Cuiabá estiver funcionando com sua capacidade total, terá 315 leitos, sendo 178 de adultos, 20 leitos no Centro de Tratamento de Queimados – CTQ, 60 de UTI, 38 de Emergência, 6 salas de cirurgia e 13 leitos RPA (recuperação pós anestesia). A estrutura contará ainda com um centro de imagens além de um heliponto.

 

FONTE: FOLHAMAX

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 11 =