Vereadores cobram intervenção para reabrir Santa Casa

postado em: Notícias | 0

Na tarde desta segunda-feira (18), os vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá se reuniram para mais uma audiência pública que teve como tema a atual situação da Santa Casa de Misericórdia. A instituição de saúde suspendeu os atendimentos há uma semana por falta de recursos financeiros.

A gravidade do tema mobilizou diversas autoridades. Participaram do debate os deputados estaduais Elizeu Nascimento (DC), Ulysses Moraes (DC) e Dr. João de Matos (MDB), assim como o deputado federal Valtenir Perira (MDB) e o ex-deputado federal Victório Galli (PSL), que atualmente responde pela assessoria especial da Presidência da República.

Em busca de respostas para o impasse – tendo em vista que estão há quase seis meses em pagamento – os servidores da unidade hospitalar filantrópica lotaram o plenário das deliberações do Parlamento Municipal.

O vereador Abílio Junior (PSC), requerente da audiência, afirma que o intuito do movimento foi promover um grande debate em soluções para reabrir a Santa Casa o mais rápido possível.

“Estou preocupado com o que vem adiante, temos algumas dívidas a resolver, tem a redução do custo da Santa Casa, alguns problemas a analisar e como pagar os funcionários agora. Então, a discussão é justamente essa, trazer os deputados para dar o norte do futuro, o que podemos fazer para resolver esse problema crítico, fazendo um pequeno comentário do que se passou e como vamos pagar os funcionários e abrir a Santa Casa”, explicou o parlamentar.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão (PSB), as reuniões continuam acontecendo e a intervenção ainda continua sendo a melhor escolha.

“A Câmara tem tomado suas devidas providências, já ouvimos a diretoria da Santa Casa, os servidores, pais de pacientes, médicos e a cada reunião estamos mais convencidos de que a prefeitura precisa fazer a intervenção, mas não achando que ela e o prefeito devem conduzir tudo sozinhos. O prefeito precisa chamar demais autoridades como o Ministério Público, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça e outros relacionados, pois a Santa Casa não é de uma pessoa só, ela é do povo cuiabano, do povo mato-grossense e precisa ser reaberta sem cor partidária, pensando sempre no povo que precisa da saúde a cada momento, comentou Misael.

Os deputados ainda se colocaram à disposição para que juntos consigam resolver os problemas em volta da Santa Casa.

“Estou à disposição de vocês e a Assembleia Legislativa também tem que fazer a sua parte. Como deputado, estou aqui me colocando de pronto para que possamos buscarmos, juntos, essa intervenção junto ao presidente da Assembléia, deputado Botelho,” disse o deputado Elizeu Nascimento.

FONTE: FOLHAMAX

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 1 =