Semana da Enfermagem discutirá realidade da categoria e direito à saúde

postado em: Notícias | 0
Acontece entre os dias 29 e 31 de maio de 2019, em Cuiabá, a 2ª Semana Integrada de Descentralizada de Enfermagem Coren-MT e Aben-MT e 7ª Semana de Enfermagem do Coren-MT, que reunirá profissionais de várias partes do Estado e do país para capacitar os profissionais e discutir alguns dos temas importantes da agenda da enfermagem na atualidade.

O evento será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, com inscrição gratuita, e é aberto a profissionais e estudantes.  Trata-se de uma realização do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT), da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben-MT) e do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

A programação incluirá 14 cursos gratuitos que ocorrerão durante todo o dia 29 de maio (quarta-feira), abordando temas técnicos e éticos relacionados à prática profissional,  como o processo de enfermagem e a assistência de enfermagem nas infecções relacionadas à assistência em saúde (IRAs), entre vários outros.

O dia 30 (quinta-feira) será aberto com a palestra “Direito à saúde ameaçado e o papel da enfermagem na defesa e lutas pela equidade”, ministrada pela pesquisadora Mariana Lima, da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro (RJ), seguido de mesas-redondas sobre temas atuais da área técnica, como o selo de qualidade do Cofen e a acreditação hospitalar; e políticos, como os desafios em torno da regulação profissional e o papel do Estado.

A programação se encerra no dia 31 (quinta-feira) com a continuidade das mesas-redondas, entre elas a que trata das  implicações das reformas trabalhista e previdenciária sobre o profissional de enfermagem, com a participação da diretora da Federação Nacional dos Enfermeiros, Shirley Marshal Díaz Morales  e do presidente do Coren-MT, enfermeiro Antônio César Ribeiro.

Destaca-se também, entre os muitos outros temas importantes a serem tratados no evento, a participação da presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), Maria Rosa Godoy Serpa da Fonseca, que falará  em uma mesa redonda sobre os 60 anos da entidade.

Outro ponto importante da programação será a discussão sobre a formação de comissões de ética nas unidades de saúde com serviços de enfermagem,  em mesa redonda com a participação da coordenadora do Departamento de Gestão do Exercício Profissional do Coren-MT, Flaviana Pinheiro.

A finalização será feita com a apresentações de trabalhos científicos, sendo prevista premiação para os primeiros lugares.  As inscrições para apresentação de trabalhos podem ser feitas até esta quarta-feira (15).

Este ano, em Mato Grosso, a Semana de Enfermagem integra-se também às comemorações dos 60 anos da Aben e à 80ª edição da Semana Brasileira de Enfermagem.

Interior

A programação também envolverá profissionais dos municípios de Rondonópolis e Sinop. Em Roo, a programação acontecerá nos dias 27 e 28 de maio, no Centro de Eventos Millenium e na Unic Floriano Peixoto. A programação de Sinop, que está em construção, está prevista para o mês de julho.

FONTE: FOLHAMAX 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + 1 =