Enfermeiros de MT discutem papel do responsável técnico nas unidades de saúde do Estado

postado em: Notícias | 0

Enfermeiros de diversas regiões do Estado estarão reunidos no próximo dia 08 de outubro (terça-feira) no 2º Colóquio de Responsáveis Técnicos dos Serviços de Enfermagem de Mato Grosso, realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT). O evento acontecerá das 8 h. às 18 h., no centro cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Estarão reunidos enfermeiros que atuam como Responsáveis Técnicos (RT) em unidades de saúde públicas e privadas para discutir o papel deste profissional, cuja função é representar o conselho no interior da unidade de saúde, zelando pelo cumprimento da legislação e pelas boas práticas. Sua atuação é de suma importância para combater o assédio moral e impedir que o profissional de Enfermagem seja afastado da assistência, garantindo melhor atendimento à população.

Além de participantes de Cuiabá, são esperados profissionais dos municípios de Mirassol D’Oeste, Itiquira, Nova Mutum, Paranatinga, Barra do Garças, Campo Verde, Lucas do Rio Verde, Denise, Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra, Sinop, Primavera do Leste, Diamantino, Rondonópolis e Colíder, entre outros.

Programação

A programação será aberta às 8 h30., com palestra “O papel nuclear do RT na práxis da Enfermagem”, da cientista social Maria Helena Machado, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Fundação Oswaldo Cruz), onde abordará  o processo de profissionalização, o profissionalismo e a autonomia.

Maria Helena também é coordenadora da pesquisa “Perfil da Enfermagem do Brasil”, realizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recursos Humanos em Saúde da Fiocruz, Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) e Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE).

Das 9h30 às 11h30, acontecerá a roda de conversas “Os desafios da responsabilidade técnica”, uma troca de experiências entre representantes de instituições de saúde públicas e privadas, com a mediação da Profa. Dra. Rosa Lúcia Ribeiro, da Faculdade de Enfermagem da UFMT.

Das 13h15 às 15h15, o diretor do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), Paulo Cobellis, ministrará a palestra “Comissão de ética de enfermagem nas instituições de saúde com serviços de enfermagem”. Doutor em Ciências e docente nas temáticas Ética, bioética e legislação profissional, Cobellis é membro de grupos de trabalho de Educação, Ética e Bioética e presidente de comissões de Ética em Pesquisa no Estado de São Paulo.

Às 15h15, ocorre a palestra “Deixe sua marca”, com Master e Executive Coach pela University of Ohio (EUA) e diretora da Associação Brasileira dos Profissionais de Coaching (Abrapcoaching), Tatiane Barbieri, tendo como tema principal a  valorização e a autovalorização profissional.

 

FONTE: FOLHAMAX

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 7 =