57 PROFISSIONAIS DA SAÚDE PERDERAM A VIDA PARA A COVID EM MT

postado em: Notícias, Sem categoria | 0

Em quase um ano que a pandemia da covid-19 chegou a Mato Grosso, 57 profissionais da saúde perderam a vida por causa da covid-19 em Mato Grosso. No Brasil, segundo dados dos conselhos federais, foram 1.199 profissionais que faleceram em decorrência do novo coronavírus.

Segundo o Conselho Federal o Conselho Federal de Enfermagem, foram infectados pelo vírus no estado 1.092 profissionais da enfermagem, sendo que destes, 33 acabaram falecendo. Atualmente, 542 enfermeiros e técnicos de enfermagem estão afastados do trabalho após terem sido diagnosticados com a covid-19 e 7 estão internados.

Já entre os médicos, de acordo com os dados do Conselho Federal de Medicina, foram 24 óbitos em Mato Grosso. Esse número é maior do que as mortes de médicos em Mato Grosso do Sul (6), Maranhão (23), Amazonas (10), Rio Grande do Sul (5), Minas Gerais (6), Bahia (21), entre outros.

O primeiro caso de covid-19 foi registrado em Mato Grosso em 16 de março de 2020, em Cuiabá. Na época, ainda não havia recomendações de biossegurança como o uso de máscara em ambientes públicos. Cerca de duas semanas depois, em 3 de abril, foi confirmada a primeira morte pela doença, em um homem que morava em Lucas do Rio Verde (354 km ao norte de Cuiabá).

Desde o começo deste mês, os casos e mortes de covid-19 tiveram um aumento significativo, com mais de mil casos novos por dia e esgotamento dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI). E, desde sábado (6), existe uma fila de espera por vagas de UTI para covid-19 que não para de aumentar.

 

 

 

 

Fonte: Gazeta Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + dezessete =